Pesquisar este blog

sábado, 2 de outubro de 2010

Sejamos responsáveis por todos e por tudo



"A-do-e-cer - 'A doença do ser'. Eu tive um sonho onde todos estávamos conectados pelo cordão umbilical." Mana Menezes- Conectar-se pelo Cordão/Connecting through the cord

Precisamos do mercado para o que está à venda, e do Estado para o que não está. E juntos, "todos somos responsáveis por todos" e  todos responsáveis por tudo, diante de todos".
Comte-Sponville


“Por ingenuidade produzimos coisas de grande poder, e agora servimos a essas coisas”. James Hollis


“Freqüentemente amamos as coisas e usamos as pessoas, quando deveríamos amar as pessoas e usar as coisas."

 'A doença do ser', Mana é impossível lembrar suas palavras e não conectá-las às mais profundas reflexões. A reportagem de ontém na Folha sobre O mal de Alzheimer - A doença da família, é uma delas. Existem muitas doenças da famílias por aí manifestando-se de maneira invisível e inconsciente. Ao meu ver drogadição, alcoolismo e, os pequenos transtornos psiquiátriácos ainda náo diagnosticasticados, conncientizados e, tratados desde de tenra idade, são alguns.
Exemplo: Lidar com uma criança portadora de TDAH, na família ou em sala de aula requer maturidade e estratégias impossível de se conseguir apenas com uma dedicação e/ou paternidade amorosa. 
Mas, tudo bem, tá tudo muito! "Cada homem é diferente do outro. Àquela psicologia que disser compreendêlo 100%, grite-lhe: É MENTIRA!" Winfried Böhm (palestra - FAE - Curtiba, com lançamento de livro), educação às vezes sem pensar, à pedagogia cabe pensá-la. Talvez, poderíamos fazer a seguinte afirmação: CAbe à pedagogia pensar os problemas realacioandos ao ensinop formal e, à educação resolvê-los na práxis projetando um novo amanhã. Sem jamais esquecer da educação do educador. Tendo em mente que precisamos dos vários conhecimentos para entender uma realidade que por sua vez se dá a partir do encontro das diferenças, produzindo algo novo, confuso, ainda a ser decifrado e disseminado. Donde a necessidade da  interdisciplinaridade, com um olhar epistemológico convergente, que não vê a partir de uma uníca história e/ou de conhecimentos prévios em nível de reflexão ultracientífico para o entendimento de uma situação social. Do mesmo autor.

Nenhum comentário: